terça-feira, 7 de julho de 2009

Um pouco sobre o Rotary

A ERRADICAÇÃO DA POLIOMIELITE NO MUNDO
Todos os anos, e isto já há muitos anos, os meios de divulgação, rádio, TV e jornais, chamam a população brasileira para a vacinação contra a poliomielite, das nossas crianças em todo pais. Da forma como é colocada, até parece coisa exclusivamente das autoridades governamentais. Mas não é. Na verdade, o Governo só assume o ônus da aplicação da vacina, usando a sua estrutura hospitalar, prontos socorros, postos de saúde, e mais a sua estrutura de distribuição, coisas de que o Rotary não dispõe. Mas é o Rotary que fornece as vacinas. E isto não só no Brasil, mas em todos os países tidos como do terceiro mundo. Na pratica ficam apenas excluídos os países tidos como ricos, como Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, França e mais uns poucos. O Rotary serve, assim, silenciosamente aos seus semelhantes, sem esperar nada em troca. Só esta missão já seria suficiente para um rotariano se orgulhar de sua organização.
Mas tem muito mais....

Com certeza você já ouviu falar no Prêmio Nobel, distribuído anualmente a uns poucos gênios em várias ciências. É uma grande honra receber tal prêmio. Alem disto, é acompanhado sempre de vultosas somas em dinheiro, que assim beneficiam uns poucos gênios, que via de regra já têm bem mais do que o resto dos mortais. Não queremos de forma alguma insinuar que eles não o mereçam. Cada coisa em seu devido lugar. Só usamos o exemplo para mostrar a grandiosidade do Rotary. A soma de dinheiro destes prêmios é apreciável, mas o Rotary, através de suas bolsas de estudos com que agracia sem estardalhaço, a uma infinidade de estudantes em nível mundial, é muitas e muitas vezes superior.
Ninguém entra no Rotary simplesmente porque quer entrar. A regra é que deverá haver uma vaga de classificação, para que um novo companheiro possa ser admitido preenchendo-a. Encontrado este líder empresarial ou profissional, é verificada a existência da classificação no clube, ou é providenciada a abertura de uma classificação num processo interno. Feito isto, o candidato passa a ser convidado a preencher esta classificação.
Se tudo quanto foi exposto até aqui a respeito de Rotary, do que faz, como o faz e por que o faz, encontra um elo de ligação na sua maneira pensar e de ver as coisas, e se o ideal de servir, também o entusiasma! Perguntamos claramente: Se o amigo vier a receber um convite a ingressar em Rotary!
Ficaria indiferente? - Rejeitaria simplesmente? - Ou aceitaria orgulhosamente?
Em caso afirmativo, temos a lhe acrescentar, que o companheirismo em Rotary lhe abre muitas amizades, todas elas totalmente desinteressadas de quaisquer segundas intenções ou interesses comerciais. Amizades sinceras. E estas passam a barreira do Clube, pois os rotarianos de todo mundo se relacionam da mesma maneira, e o que é importante, sempre desvinculado de qualquer posição social, título, cor ou raça, não se imiscuindo nunca em política nem religião. Da mesma forma como os Rotarianos se orgulham de pertencer ao Rotary, o Rotary e todos os companheiros esperam poder orgulhar-se de sua atuante presença entre nós no ideal de servir.

Nenhum comentário: