segunda-feira, 2 de maio de 2011

Assim começa a Festa do Leitão Maturado...


 Com a necessidade de se divulgar e incentivar o consumo de carne suína, em 2003 o suinocultor Jacir José Dariva, itapejarense, na época presidente da Associação de Suinocultores da cidade, em parceria com o Sr.Atílio Venturin Sobrinho,também membro diretoria da mesma Associação, pensavam e discutiam algumas ideias.
A melhor maneira de convencer a população a aumentar o consumo da carne, era oferecendo alternativas e receitas de pratos saborosos a base da carne, então idealizaramum prato, que na época  imaginaram, ajudaria  na divulgação  e aumento desse consumo. O mentor da ideia, baseando-se na técnica de maturação da carne bovina, resolveu testar esta técnica na carne suína e com o leitão desossado inteiro.
            A receita deu certo, naquele ano foram onze leitões, comercializado entre os próprios suinocultores. No ano seguinte foram 40 leitões, já com característica de festa regional, de lá para cá, cada ano vem crescendo consideravelmente o evento.
           O diferencial do leitão de ItapejaraD`Oeste é  que além de passar pelo processo de Maturação, passa por um processo de   aferventamento no vinho com ervas especiais, que são colocadas durante a fervura e só depois e que vai para o processo tradicional do leitão na grelha. Essa característica é que é odiferencial  dos demais pratos da região e torna o prato tão gostoso, com sabor sem igual.
 Este ano a festa trabalha com 300 leitões, são servidos diretamente nas mesas, para grupos de 25 pessoas, com acompanhamento de saladas típicas da região e sobremesa. Neste sistema, o grupo compra um ticket e recebe o Leitão e seus acompanhamentos em tempo recorde, de 30 a 40 minutos a equipe consegue servir mais de 6.000 pessoas não precisando enfrentar filas.
No final de 2010, através de Projeto do Deputado Zucchi, a Festa do Leitão Maturado de ItapejaraD`Oeste, passou a fazer parte do calendário oficial de eventos do estado do Paraná .

Nenhum comentário: