segunda-feira, 30 de março de 2009

HISTÓRICO

Em Bauru, então pequena cidade do Estado de São Paulo, realizou-se nos idos de 1938 o primeiro encontro de Senhoras de Rotarianos. Este encontro despretencioso e meramente social, transformou-se em ambiente propício de compreensão e entusiasmo. Uma idéia feliz, pequenina como uma semente, germinou, multiplicou-se, e se concretizou nesta obra grandiosa que é hoje a Associação de Senhoras de Rotarianos.
Nesse ano, o então presidente do Rotary Club de Bauru, era Alencar Rezende de Carvalho. Sua esposa, Violeta Loureiro de Carvalho, convidou diversas senhoras para uma reunião informal em sua residência. Nesta reunião alegre e festiva foi lançada por ela a idéia de se reunirem semanalmente, para um melhor entrosamento, com fins filantrópicos. Iriam proporcionar às crianças desprotegidas o agasalho, o pão e o leite para sua subsistência: A idéia foi aceita com grande entusiasmo.
Havia em Bauru um pequeno lactário “Rodolfo Miranda” e um dispensário “Fernandes Figueira” que serviam as crianças menos favorecidas.
As senhoras de Rotarianos se dedicaram de início a essas duas Entidades e mais tarde socorriam um grande número de crianças de regiões diversas, que vinham até a cidade de Bauru.
Em 1942, na 10ª Conferencia Distrital, em poços de Caldas, o Rotary Club de Bauru levou entre as suas contribuições a criação da Reunião de Senhoras de Rotarianos. O companheiro Armando de Arruda Pereira, então presidente do Rotary Internacional achou louvável e proveitosa a instituição e pediu aos demais associados, que organizassem associações iguais junto aos seus clubes. Desta forma, espalhou-se a Associação de Senhoras de Rotarianos, criada e fundada em Bauru, em 1938.
As senhoras constituíram suas Associações e acabaram tendo que dar-lhes fundamento jurídico porque formaram patrimônio. Isto foi acontecendo em toda parte, com o importante objetivo de cooperar com a Comunidade, sanando pela definição de suas metas de trabalho, algumas necessidades e exigências existentes.
No Brasil, a A.S.R. é uma Entidade civil considerada de utilidade pública pela Lei 5575 de 17/02/69 (Dec.72.300) sancionada pelo presidente Médici; tem seus estatutos e regimento interno próprios sem nenhum vínculo com os Rotary Clubs.
Possui metas de trabalho que variam de acordo com as necessidades de sua cidade, atendendo aos necessitados nos seus variados aspectos.
Seu principal objetivo deve ser a amizade.
Organiza promoções sociais, culturais e especialmente beneficentes; participa das realizações comunitárias realizadas pelos Rotary Clubs.

Nenhum comentário: